16.10.11

Citação V




O Eu autobiográfico 

"À medida que as experiências vividas são reconstruídas  e representadas,  quer numa reflexão consciente, quer num processamento não-consciente, a sua essência é reavaliada e inevitavelmente reagrupada, modificada ao de leve ou em profundidade, no que respeita à sua composição factual e ao acompanhamento emocional. Durante este processo, as entidades e os acontecimentos adquirem um novo peso emocional. Algumas imagens da recordação ficam pelo caminho na mente, outras são recuperadas e realçadas, outras ainda são combinadas de forma tão habilidosa, quer pelos nossos desejos, quer pelos caprichos do acaso, que acabam por criar cenas novas que nunca realmente existiram. É assim que, à medida que os anos vão passando, a nossa história pessoal é subtilmente reescrita. É por isso que os factos podem adquirir um significado novo e que a música da memória soa hoje diferente que há um ano."

ANTÓNIO DAMÁSIO, "O Livro da Consciência - A Construção do Cérebro Consciente"  
Ed. Círculo dos Leitores, 2010 

2 comentários:

Anônimo disse...

Gilamigo

Eu andei na guerra colonial em Angola desde 1966 a 1968. Foi uma experiência dura e contra vontade, mas teve uma virtude: aprendi a conhecer África. Tenho (emos), inclusive o meu (nosso) terceiro filho natural de Luanda, portanto camundongo

Em Abril de 2008, publiquei i meu primeiro livro de ficção, «Morte na Picada», contos da guerra de Angola - 66/68, que teve muito boa aceitação. Continuo a se jornalista, ainda que, dizem..., reformado.

Gostei deste teu blogue, do nome dele Montepuez, dos textos e este, do António Damásio é excelente. Ele é um dos Portugueses mais notáveis destes tempos. E a a sua mulher. «O Erro de Descartes» ficará para a História da Cultura Portuguesa.

Fico à tua espera na Travessa e também na Pulhitica que tem um link na primeira e vice-versa. Gostarei de te ver por lá, ler comentários teus e ter-te como meu (per)seguidor. Eu já te... sigo

Abç

A. disse...

Caro Antunes Ferreira,
Já retribuí o "seguimento"

1 abç.