4.1.12

Piquenique na serra




Recorro, mais uma vez, às fotografias do meu amigo Celestino Gonçalves, a quem, esperando que continue a visitar este blog envio os desejos de felicidades para 2012, estendidos, claro, à Senhora Dona Lurdes.
A foto refere-se a um piquenique na serra e data de 1958.
Nesse ano, eu estudava no Colégio Vasco da Gama, de Nampula.
Creio não ter participado no passeio, pelo menos não me lembro de tal ter acontecido.
Na fotografia, da esquerda para a direita: o Chefe dos Correios, Manuel dos Santos, futuramente marido da minha prima Belita Ramalho; não identifico a pessoa no primeiro plano, a olhar para trás; o meu Pai; por razões óbvias, também não conheço a pessoa seguinte; reclinado, de óculos escuros, creio ser o Dr. Pires; por fim de camisa escura e chapéu, o meu Tio Joaquim Ramalho, várias vezes mencionado, a última das quais AQUI.
!958 foi o ano das eleições em que foi candidato o General Humberto Delgado. Lembro-me que, para grande inquietação dos reverendos padres do Coléio, se repetia, a cada intervalo, a organização de uma roda à volta de colega calmeirão e bem disposto que se prestava a agradecer com gestos exuberantesas aclamações da malta que gritava o seu nome "Humbertooo! Humbertooo! Humbertoo!..."
O que será feito do Humberto (cujo apelido se me varreu da memória)?

Nenhum comentário: