O meu primo Zé Maria Teixeira era o mais velho da "segunda geração" da tribo e integrava o grupo dos primos "mais velhos", como Júlio (aqui) e o Joaquim Russo Ferreira.
O Zé Maria, que cultivava uma parecença com James Dean que acentuava com a forma de pentear o cabelo, com a postura melancólica e o uso de jeans e golas da camisa levantadas, era um dos meus heróis infantis, sobretudo depois de voltar de Coimbra, muito "cosmopolita" e "europeu".
À sua direita, está a Maria Cândida, minha prima pelo lado materno que viria a casar com o meu primo (do lado paterno) José Sobral, grande amigo do meu Pai e filho daquele casal de pioneiros que "crismou" Cuamba como "Nova Freixo" e que evoquei aqui.
À direita da Maria Cândida, está a Belita Ramalho, à esquerda do Zé Maria, a sua irmão Fernanda e, confortavelmente instalada no guiador da ginga, esá minha irmã Lena.
Já que falei da "segunda geração" da tribo, falemos da terceira, da prole dos fotografados.
Dois filhos do Zé Maria, o Miguel e o Pedro; três filhas da Maria Cândida e do Zé Sobral, Belinha, Luíza e Sãozinha; da Belita, a Menita (Filomena) e os gémeos Jorge Manuel e Manuel Jorge; da Fernanda, o Joca e o Fernando (ver aqui uma foto); finalmente, da minha irmão Lena, os meus sobrinhos Nuno e Jorge.
Poupo-vos, por enquanto, à "quarta geração"...
Nenhum comentário:
Postar um comentário