Integro este post na série "Memória Colonial" sacrificando o rigor à facilidade.
Na verdade, neste caso não se trata de abordar, especificamente, a época colonial. Segundo o próprio autor, o livro constitui "uma caminhada pela História de Moçambique, da sua gente, da sua economia e da sua cultura", com um "objectivo (...) puramente informativo".
Contudo, a série "Memória Colonial" pretende assinalar - e, por extensão, chamar a atenção dos meus poucos leitores - para trabalhos relacionados com o período colonial, coisa que este livro é, embora só parcialmente.
Por outro lado, cabe sublinhar a forte ligação do autor a Montepuez, onde viveu por muito tempo e a que permanece emocionalmente ligado.
Aurélio Rocha, o meu primo Lelo, cujas fotos de infância já publiquei (por exemplo aqui) e que, muito gentilmente, me autorizou a utilizar textos seus para a série "Apontamentos sobre as origens históricas de Montepuez" - que pode consultar clicando, na coluna "Marcadores", no lado direito do blog, em "História".
Clicar para aumentar |
É, como já tive ocasião de mencionar, um reputado Historiador, docente da Universidade Eduardo Mondlane.
Publico, também, cópia da contracapa do livro, com uma Nota Biográfica.
"Moçambique História e Cultura" é uma leitura altamente interessante, com uma abordagem que permite uma visão muito completamente da História de Moçambique por qualquer leigo.
Aurélio Rocha
Moçambique História e Cultura (2006)
Ed. Texto Editores
Nenhum comentário:
Postar um comentário