30.8.11

Os primos Junqueiro


Com os meus primos Junqueiro (João e José e descendência), netos (pelas contas de cabeça que faço) daquele Manuel Saraiva Junqueiro, pioneiro do cultivo do chá na serra Namuli, em homenagem a quem o Gurué foi crismado, no fim dos anos quarenta do século passado, como “Vila Junqueiro.
Era primo direito da minha avó e, como ela, originário de Freixo de Espada à Cinta e familiar do poeta do “Finis Patriae”.
Os primos Junqueiro continuam em Montepuez, contra ventos e marés – ou levados por ventos e marés – aparentemente felizes e de boa saúde.


3 comentários:

Vitor Almeida disse...

Boa tarde.
Estou grato ao criador deste blog pelas maravilhosas imagens da vila de Montepuez,onde passei momentos inesqueciveis nos anos 69/70.Fiz grandes amizades através da familia Santos Pimenta cujo o patriarca era meu conterrâneo e naaltura trabalhava na Sagal e explorava o Zavala que era
propriedade do também amigo Sr Junqueiro.Gostei de todas as fotos publicadas e rever os dois manos
"Junqueiros mais velhos que na altura eram novatos e julgo que os mais novos ainda não eram nascidos.Também a cara do criador do blog não me é estranha.Também eu voltei a Montepuez em 2003 e visitei o "Zavala" que foi a minha casa nos tempos lá passados. Foi uma visita de saudade e que serviu para arrumar "coisas do passado"
Grato. almeida.vitor@sapo.pt

Unknown disse...

Boa tarde.
Vim por este meio informar que sou um dos filhos do João Junqueiro que ele não quiz assumir, quando eu era muito menos a minha mãe contou-me tudo, então hoje eu gostaria tanto conheçer o meu pai mais infelizmente ele não está em pé, mesmo sabendo que ele não mi assumiu como filho dele eu gostaria tanto conheçer a ele.

Unknown disse...

Ele mi regeitou, dizia que não sou o filho.